Incêndio ameaça Parque Floresta Fóssil em Teresina

Incêndio ameaça Parque Floresta Fóssil em Teresina

O local atingido pelas chamas fica ao lado do Parque Potycabana..

Um incêndio na tarde de ontem ameaçou o Parque Floresta Fóssil, às margens do rio Poti. O local atingido pelas chamas fica ao lado do Parque Potycabana. O fogo pode ter sido provocado pela baixa umidade do ar em Teresina que tem atingido índices preocupantes, abaixo de 30%. Com isso, uma bagana de cigarro pode ter alastrado o fogo. O Corpo de Bombeiros e o IBAMA ainda investigam as causas.

De acordo com Celso Medeiros, da Prevfogo Ibama, será realizada uma perícia hoje para investigar se o incêndio tem ligação com possíveis queimadas criminosas que estão acontecendo no Piauí. A ocorrência foi registrada por volta das 14h30, mas há relatos de que os primeiros focos tenham começado ainda na terça-feira (24). De acordo com o Corpo de Bombeiros, nesse período do ano são comuns incêndios em áreas de vegetação seca.

Devido à baixa umidade, o Estado do Piauí ocupa o quarto lugar no Brasil com maior número de incêndios. O alerta principal é para a região Sul do Estado, onde a umidade do ar já atingiu índices críticos, abaixo de 15%, como é o caso dos municípios de Bom Jesus, São João do Piauí, Canto do Buriti, Caracol e Paulistana.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Santos, afirma que nesse período tem acontecido com frequência e a tendência é aumentar a quantidade por conta do clima.

?Não dá ainda para precisar as causas do incêndio, mas a temperatura nesse período e a baixa umidade relativa do ar podem ter contribuído para o início do incêndio. A corporação foi lá e foi facilmente controlado?, afirma o comandante.

Por volta das 19h, as chamas do incêndio aumentaram de intensidade.

Fonte: Gilson rocha e Virgínia Santos