Incêndios destroem 12 casas e atingem seis povoados em União

O incêndio começou às 07h de terça-feira.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Incêndios iniciados às 7h de terça-feira e que ainda continuam na zona rural de União (70 km de Teresina) destruíram 12 casas e atingiram seis povoados.

“A situação não é boa, é de desespero porque o Corpo de Bombeiros informou que não pode ir para União porque tem muitos incêndios em Teresina e o fogo está destruindo as casas, não está sobrando nada e os moradores é que estão cortando as palmeiras´para que o fogo não ser alastre mais ainda”, falou a dona de casa Maria Lúcia, informando que está fazendo uma campanha de arrecadação de roupas, alimentos e utensílios domésticos porque as famílias perderam tudo.

Foram destruídos dento das casas fogões, geladeiras, camas e armários. Uma pessoa está desaparecida, mas os moradores do povoado Terras Duras acreditam que possa ter ido combater fogo em povoados próximos.

O incêndio se alastrou pelo povoado Buriti Alegre, a 12 quilômetros do centro de União, pelo povoados Terra Duras, onde quatro casas de famílias foram incendiadas e os moradores estão saindo de suas casas e retirando os móveis para que também não sejam atingidos pelos incêndios; pelo povoado Pedra Branca e Tabocas.

Foram destruídas as casas dos agricultores Benício e Vicente Daniel e o chão ficou todo limpo no povoado Pedra Branca por causa do fogo.

“O estrago foi grande e a preocupação de todo é o vento da "pororoca" porque as palmeiras demoram muito para se apagar. Os carros-pipas da Prefeitura de União não têm a estrutura de apagar incêndio, os focos no chão apagaram, mas o perigo é nas palmeiras, que sempre passam de uma para oito e dez palmeiras queimadas e o fogo continua se alastrando e aumentando. Triste , triste mesmo com toda essa situação”, falou Maria Lúcia.

O fogo começou às 7h de terça-feira, quando começaram a limpeza do Cemitério de Buriti Alegre, para o Dia de Finados. Acumularam os resíduos do cemitérios, inclusive folhas e galhos secos e atearam fogo e houve um redemoinho e o fogo foi se espalhando pelas palhas.

O fogo tomou grandes proporções e fugiu do controle e os voluntários envolvidos na construção do muro do cemitério não conseguiram controlar o fogo, que se espalhou para outros povoados.

“Muita gente se desesperou chorando, passando mal. Como está ventando muito parece que o fogo atraia o vento. Toda a população está cortando as palmeiras, mas o fogo e as faíscas se espalharam”, falou Maria Lúcia.

Como ia começar a construção de uma estrada que corta o povoado Buriti Alegre e vai para o povoado Terra Dura, o trator que estava no local está derrubando as palmeiras na tentativa que de os incêndios não se espalhem por outros povoados, destruindo casas e deixando mais famílias desabrigadas.

Na tarde de domingo, surgiram novos casos de incêndios nos povoados Chaparal, e Divinópolis, na zona rural de União.   



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES