Incêndios põem moradores em risco na zona Sul de Teresina

As altas temperaturas e a baixa umidade do ar contribuem

Se não está sendo fácil para os teresinenses em geral conviverem neste mês de agosto com a temperatura de quase 38ºC e a umidade relativa do ar no nível alarmante de 30%, a situação se complica mais ainda para os moradores do bairro Esplanada, localizado na zona Sul de Teresina.

Os residentes do bairro estão assustados com a quantidade de incêndios registrados na região nos últimos dias. Na manhã de ontem (18) um terreno situado a poucos metros de uma madeireira e de um depósito de botijão de gás incendiou completamente.

De acordo com a funcionária do depósito, Veridiane Rodrigues, essa foi a terceira vez em 15 dias que o terreno pegou fogo. “Quando começam as chamas, eu ligo rápido para o Corpo de Bombeiros porque fico assustada por conta da proximidade com a madeireira e os botijões de gás”, disse Veridiane.

Segundo os moradores, o problema é recorrente. Conforme Gilvan da Silva, todos os anos, basta começar o segundo semestre e as temperaturas aumentarem, que os incêndios passam a ser constantes no Esplanada.

Localizado no extremo Sul de Teresina, o Bairro Esplanada possui uma extensa vegetação seca, o que facilita a alastramento do fogo.

“Temos medo que, com o início do BR-O-BRÓ, no próximo mês, a situação piore mais. As crianças do bairro estão adoecendo diante da frequência das queimadas”, falou Gilvan. Os moradores relatam, ainda, que não sabem quem ou o que estaria provocando os incêndios na região.

Fonte: Virgínia Santos e Izabella Pimentel