Incra atende assentados no Dia da Agricultura Familiar

As comemorações serão realziadas em União. Durante todo o dia, serão oferecidos diversos serviços aos agricultores familiares.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) atenderá os assentados que estiverem presentes no Dia da Agricultura Familiar, que acontecerá nesta quinta-feira (18) no município de União, no Ginásio Poliesportivo Pindugão, a partir das 9h.

Durante todo o dia, serão oferecidos diversos serviços aos agricultores familiares dos municípios do Território Entre Rios, como informações sobre Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), ações de cidadania, assinaturas de contratos, realização de palestras e atividades culturais.

O Dia da Agricultura Familiar é promovido pelo Banco do Nordeste, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) e Instituto Nordeste Cidadania (INEC) e acontecerá ainda, em datas posteriores, nos Territórios Cocais, Carnaubais, Serra da Capivara, Vale do Guaribas e Vale do Canindé.

O Incra é um dos parceiros do evento e vai participar com a realização de uma palestra ministrada pela superintendente regional adjunta do Incra/PI, Socorro Vasconcelos, que falará sobre as ações desenvolvidas pelo órgão nos assentamentos dos municípios do Território Entre Rios. Além disso, um técnico fará o atendimento aos assentados que estiverem presentes no evento.

O Incra desenvolve diversas ações de infraestrutura em assentamentos de reforma agrária que contribuem para melhorar a qualidade de vida das famílias de agricultores familiares em todo o Estado. Além da construção de habitações, o Incra investe em obras como eletrificação rural, abastecimento de água e construção de estradas.

No Território Entre Rios, somente em 2009, foram construídas 825 casas e reformadas outras 134 em 24 assentamentos de 11 municípios. Na implantação e recuperação de estradas vicinais, tipo alimentadora, foram atendidos 10 Projetos de Assentamento, beneficiando 542 famílias. No total, foram construídos 98,43 km de estradas no Território.

Já na eletrificação rural, o Incra implantou 19,7 km de rede, atendendo 113 famílias de três assentamentos do Entre Rios. Na ação de perfuração de poços tubulares profundos, rede de distribuição de água e adutoras, foram nove Projetos de Assentamento atendidos, beneficiando 493 famílias.

Também no Território Entre Rios, o Incra está desenvolvendo uma pesquisa sobre qualidade de vida, produção e renda nos assentamentos. A ação abrangerá 11 assentamentos em sete municípios, onde serão aplicados 148 relatórios.

Fonte: Incra