Índices de mortalidade neonatal chega a 66% em Teresina

A explicação seriam os problemas adquiridos ainda na gravidez.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA TERÇA-FEIRA (14) DO JORNAL MEIO NORTE

Os índices de mortalidade infantil vem apresentando queda em Teresina, por outro lado, o percentual de mortalidade neonatal ainda assusta quem atua nessa área, na capital. Hoje, a mortalidade, até o sexto dia de vida do recém-nascido, chega a 66%. A explicação seriam os problemas adquiridos ainda na gravidez.

A coordenadora do Núcleo de Saúde da Criança e Aleitamento Materno da FMS, Maria Veloso, chama a atenção para a necessidade de um pre-natal bem feito, para diminuir esse percentual. Outro fator importante são os cuidados com o recém-nascido nos primeiros dias de vida. “Quando nasce, a criança é muito frágil, então precisa de muito cuidado nesses primeiros dias, existem também muitos casos de engasgo com leite materno e asfixia, por isso os pais precisam ficar atentos”, alertou.

Já o número de mortalidade infantil vem sofrendo uma queda, mas ainda precisam avançar os métodos de combate a esse problema, para que os números caiam ainda mais. No ano de 2012 o percentual de morte era de 16,67%. Já em 2013, esse número caiu para 14,4%. “Nossa meta é que esse índice atinja um dígito apenas, pois apesar de estarmos evoluindo, precisamos avançar ainda mais”, pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES