Índios do Piauí são reconhecidos nacionalmente, aponta associação

Estima-se que pelo menos três povos indígenas habitam o Estado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tem índio no Piauí, sim, e ao que parece a lenda institucionalizada nos livros de História dos ensinos fundamental e médio, que diz que os indígenas piauienses foram exterminados está com os dias contados.

É que os povos indígenas do estado estão se articulando e agora têm reconhecimento nacional, como forma de preservar a própria cultura e os costumes.

Agora, as coisas tomaram rumos concretos com assinatura junto à Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo.

Segundo Leila Tabajara, presidente da Associação Itacoatiara de Remanescentes Indígenas de Piripiri, pelo menos três povos indígenas habitam o Piauí. E lutando por reconhecimento, ela percorre o Brasil participando de encontros e congressos.

“O Piauí sempre foi representado, mas agora assinamos a documentação e agora sou coordenadora do Estado da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas. Agora que vamos nos articular, vamos desfazer essa história de que não tem índio aqui”, declara Leila Tabajara.

A preservação dos povos e culturas indígenas é fundamental para a manutenção da multiculturalidade presente em todo o Brasil. “Temos artesanato, música e queremos buscar e preservar nossa identidade”, explica.

Em 2011, a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) instalou a primeira base de apoio ao indígena da história do Piauí, em Piripiri, após determinação da Coordenação Regional da Funai de Fortaleza, com a Portaria nº 344.

Essa medida foi tomada após a Fundação reconhecer a existência das três tribos mencionadas por Leila: Itacoatiara (em Piripiri), Cariris (Queimada Nova) e Codó Cabeludo (Pedro II). Também existe a expectativa de indentificar novas tribos espalhadas pelo interior do Estado.

Existem pelo menos 3 mil índios no Piauí

O Censo do IBGE já apontava um contigente de índios no Piauí desde 2006, com 2 mil declarados. Ao todo, estima-se que existam 3 mil indígenas espalhados por todo o Piauí, com raízes e costumes distintos.

Além da FUNAI, também está presente no Piauí a Casa de Saúde do Índio (CASAI), mantida pelo Ministério da Saúde e localizada na BR-343, na saída de Teresina.

Mas Leila acredita que é preciso mais para a proteção da cultura indígena no Piauí. "Temos que nos unir para juntar forças e reconquistar nossos direitos", finaliza.

Governo do Estado apoia inclusão do índio

O Governo do Estado do Piauí, através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), quer incluir os povos indígenas. Em abril foi realizada a 13ª Semana dos Povos Indígenas, no Museu do Piauí, com exposições, palestras, mesa-redonda, lançamento de livros e apresentações culturais.

Além da Semana, a Fundac também quer incluir os índios na programação do Festival de Folguedos de 2015, para onde as tribos de indígenas remanescentes do Estado poderão levar seus trabalhos artesanais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES