Influenza A: Piauí segue calendário nacional de vacinação

Para manter o controle da pandemia, o Piauí participa da campanha de vacinação do Ministério da Saúde.

Desde quando iniciou a pandemia de Influenza A, conhecida como gripe suína, 437 casos foram notificados no Piauí, mas somente 115 se confirmaram. Um óbito foi registrado e, atualmente, 11 pessoas aguardam resultado do exame. Em um dos casos foi identificado outro agente, e não o vírus H1N1, que está sendo investigado.

Para manter o controle da pandemia, o Piauí participa da campanha de vacinação do Ministério da Saúde. Serão destinadas 62 milhões de doses para todo o país, mas a quantidade que virá ao Estado ainda não foi definida. ?A perspectiva é que venha de acordo com a demanda, por isso ainda estamos fazendo um levantamento?, disse a coordenadora do Comitê Estadual de Combate a Influenza A, Cristiane Moura Fé.

O calendário de vacinação obedece a determinação nacional e deve começar em março. As quatro etapas serão concluídas em maio.

O primeiro grupo a receber a imunização será o de trabalhadores envolvidos no serviço de atendimento, como os profissionais do prontoatendimento, pronto-socorro, Samu e equipes de saúde da família. ?O objetivo de começar com esse grupo é manter as pessoas saudáveis para que o serviço de atendimento permaneça funcionando?, disse Cristiane.

As grávidas serão imunizadas da segunda à quarta etapa, ou seja, de 22 de março a 21 de maio. ?Elas terão um tempo maior porque são um grupo mais vulnerável?, afirma a coordenadora do Comitê Estadual de Combate a Influenza A

A segunda etapa contemplará os doentes crônicos, como diabéticos, bem como pacientes com problemas pulmonares e cardíacos. A intenção é evitar a mortalidade e doenças associadas à pandemia. As crianças de seis meses a dois anos também entram nessa etapa, que vai de 22 da maio até dois de abril.

Dentro da estatística de mortalidade, os adultos saudáveis - de 20 a 29 anos ? foram os mais atingidos. Para evitar que isso volte a ocorrer, o grupo será imunizado na terceira etapa, de 5 a 23 de abril.

A última fase do calendário de imunização coincide com a campanha contra a gripe sazonal, voltada para os idosos. Quem tem acima de 60 anos será vacinado de 24 de abril a 7 de maio.

Após o maior risco de pandemia da Influenza A ter passado, no Piauí, somente os pacientes que apresentarem síndrome respiratória grave serão analisados através de exames. ?No início, investigamos um número muito alto de pessoas e poucos foram confirmados. Isso é um gasto muito alto, mas era necessário porque ainda não conhecíamos a pandemia?, explica Cristiane Moura Fé.

Fonte: Nayara Felizardo