Trânsito: Infrações leves têm alto índice na capital do PI

Trânsito: Infrações leves têm alto índice na capital do PI

As infrações leves estão bem acima do número de autuações médias.

O número de infrações leves, registradas em Teresina, como uso de calçado inadequado ao dirigir ou falar ao celular enquanto dirige, é muito alto. Dados da Companhia Independente de Trânsito (CIPTRAN) mostram que, em 2011, foram registradas 1.811, perdendo apenas para as gravíssimas, que passam de 12 mil autuações.

As infrações leves estão bem acima do número de autuações médias, como estacionar em locais proibidos, parar em cruzamentos, por exemplo, que chegam apenas a 397. Já as graves também são bem menos, se comparadas às leves, tendo sido registradas em 2011 apenas 650 autuações. Segundo o comandante da Ciptran, o major Adriano Lucena, apesar de serem infrações consideradas leves, elas trazem perigos ao trânsito e devem ser evitadas.

?Infrações leves como falar ao celular ou dirigir com calçado inadequado poderão aumentar as proporções de um acidente e, principalmente, levar o condutor a se envolver em um acidente que normalmente não aconteceria se ele não tivesse cometido a infração. Por isso é necessário que ele tome muito cuidado e ande mais atento, no sentido de evitar esse tipo de irregularidade no trânsito?, aconselhou.

Segundo o major, pelo fato de ser tida como infração leve, o condutor do veículo acaba descuidado e colocando vidas em risco. ?Não entendemos esse descuido como falta de conhecimento do condutor, pois se ele é habilitado ele estudou para isso, portanto conhece o código de trânsito.

Esse tipo de infração é resultado de desinteresse do condutor. É como no caso do capacete, ele sai de casa com ele porque sabe que é necessário e que há punição caso não esteja usando, mas ele não usa. Ou seja, ele conhece a lei, mas não se interessa em segui-la?, disse.

Essas infrações leves, como todas as outras também estão sujeitas a multas, caso sejam presenciadas pelos responsáveis pela fiscalização. O valor a ser pago pelas multas leves, como dirigir falando ao celular ou uso de calçados inadequados é de R$ 53,20. Além dessas infrações mais comuns, são tidas como leves dirigir sem os cuidados indispensáveis à segurança, tentar consertar o veículo na pista, quando ele quebra, estacionar no acostamento, dentre outras.

Fonte: Pollyanna Carvalho