Inicia o Dia D da campanha de vacinação contra gripe em Teresina

A infectologista lembra que o grupo alvo deve ficar atento.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTE SÁBADO (9) DO JORNAL MEIO NORTE

Por: Daniely Viana

Durante todo dia de hoje (9), profissionais de saúde estarão presentes em 75 salas de vacina distribuídos em 10 postos por todas as zonas de Teresina. A iniciativa representa o dia D da campanha de vacinação contra gripe e contempla pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, dentre outros.

Para 2015, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) pretende vacinar 152.358 pessoas. Além de pessoas com 60 anos ou mais de idade e crianças, também são contemplados gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população carcerária, trabalhadores da saúde, entre outros.

Segundo a gerente infectologista da FMS, a campanha é bem aceita pela população, tendo como consequência, a diminuição de internações de pessoas maiores de 60 anos. “É muito importante que todos comparecem, pois é uma vacina boa, que não tem efeitos colaterais e vamos estar abertos em todas as salas de vacinação o dia todo”, destaca.

A infectologista lembra que o grupo alvo deve ficar atento. “O aumento do volume abdominal empurra o bebê, por isso as gestantes são um grupo que sempre deve haver uma preocupação, como também para bebês até 45 após do parto, pessoas com problemas renais, respiratórios e profissionais de saúde que devem ficar saudáveis, pois eles atendem uma demanda”, afirma.

Fonte: Daniely Viana