Inscrições para o Prouni começam nesta segunda-feira (26) em todo o país

Programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%)

Começam nesta segunda-feira (26) as inscrições para o Prouni, Programa Universidade para Todos, do governo federal, que oferece para estudantes de baixa renda bolsas integrais e parciais para universidades particulares. O prazo final para as inscrições vai até as 23h59 de quinta-feira (29).


Pode receber bolsa integral quem tem renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio por mês. Para as bolsas parciais, de 50%, a renda mensal familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa, no entanto, uma pessoa que consegue bolsa parcial pode tentar financiamento dos outros 50% do valor da mensalidade pelo Fies. Pelas novas regras dos programas, porém, um estudante não pode, por exemplo, ter bolsa integral do Prouni em um curso e financiamento para outro.

Além disso, o candidato deve ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; ou ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola; ou ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada; ou ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.

Ao todo, são 213.113 bolsas em todo o Brasil, sendo 10.887 só no estado do Rio. O programa terá duas chamadas on-line. A primeira, em 2 de fevereiro, e a segunda, em 19 de fevereiro, ambas na página do programa na internet.

Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Clique aqui e curta o Meionorte.com no Facebook

Fonte: G1