Inscrições para o Sisu começaram nesta segunda (02)

cerca de 51 mil vagas estão sendo ofertadas em 67 instituições de ensino superior de todo o país

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DO SEU JORNAL MEIO NORTE DE TERÇA-FEIRA (03/06)

Já estão abertas as inscrições para a segunda edição do ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); cerca de 51 mil vagas estão sendo ofertadas em 67 instituições de ensino superior de todo o país. O prazo para realizar o procedimento se estende até às 23h59 da próxima quarta (05), portanto se o candidato quiser concorrer ao certame terá que se apressar. A primeira chamada do seletivo sairá na sexta (06).

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é a única do Estado a oferecer oportunidades para o segundo semestre, totalizando 2484 vagas em 56 cursos, na sua maioria para o Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina. As cidades de Picos, Floriano, Bom, Jesus e Parnaíba também oferecem chances. Segundo a pró-reitora de ensino da instituição Maria do Socorro Lopes 75% das vagas são destinadas à ampla concorrência, enquanto 25% reservam-se às cotas.

Podem participar do Sisu os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na última edição e que tenham obtido nota acima de zero na redação. O Ministério da Educação e Cultura (MEC) alerta que algumas instituições no país adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nessa situação, nos casos em que o candidato não tiver nota suficiente, o sistema emitirá automaticamente uma mensagem com essa informação, impedindo a efetivação da concorrência.

Fonte: Francy Teixeira