Inspeção de veículos está mais rigorosa em Teresina

Segundo a própria secretaria, o trabalho de verificação ficou mais completo

No último dia 05 de agosto foi encerrada a inspeção feita pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC) em todos os veículos que fazem transporte de alunos da rede municipal. Segundo a própria secretaria, o trabalho de verificação ficou mais completo. Isso porque, de 17 de maio a 24 de junho, uma inspeção inicial foi feita pela secretaria executiva do Fundeb em Teresina, tendo o acompanhamento da Controladoria Geral do Município e Câmara de Vereadores da capital. Na ocasião, várias irregularidades foram constatadas nos veículos, o que levou à exigência de uma assinatura, por parte dos responsáveis, de um termo de compromisso relativo à melhoria dos transportes.

Ainda como resultado dos problemas encontrados, foi determinado que a segunda inspeção fosse feita com o auxílio de engenheiros mecânicos devidamente registrados no conselho da categoria. De acordo com Elias Soares Sousa, chefe de transportes da Semec, os resultados desta segunda verificação mostram uma série de melhorias nos veículos. ?Foram resolvidos problemas mecânicos e também na parte estética?, disse Elias.

Atualmente, 19 empresas de ônibus prestam serviços para o transporte de alunos no município, o que equivale a quase 250 veículos entre ônibus, micro-ônibus e vans em circulação nas zonas rural e urbana para atender mais de 21.500 estudantes.

?Temos o dever de oferecer o melhor serviço de transporte para os nossos alunos e a segurança é prioridade. Muitas empresas já atenderam as exigências da secretaria, contudo, somente irão circular os ônibus que estiverem em dia com as exigências de segurança, conforto e bom funcionamento?, declara Elias Soares.

Na inspeção, são verificados itens de mecânica, como barra de direção, chassi, diferencial, freios de serviço e de estacionamento, eixos traseiro e dianteiro, molas, pneus, sistema de embreagem, entre outros. Na parte de sinalização e iluminação, são observados pontos como as luzes alta e baixa, as lanternas de posição lateral e a iluminação do painel de instrumentos, por exemplo.

Fonte: Dowglas Lima