Instituições serão homenageadas no Prêmio Piauí de Inclusão Social 2008

A quarta edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social acontece nesta quinta (18)

O Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte realiza na próxima quintafeira, 18, a festa do Prêmio de Inclusão Social. Vinte e uma empresas disputam o ?Campeonato do Bem?, instituído para estimular ações de responsabilidade social no Piauí. São pequenas e médias empresas de diversos segmentos com área de atuação em todo o Estado e fora do Piauí.

Oito empresas serão selecionadas por uma comissão, coordenada pela Fundação Cepro. A divulgação dos premiados será feita no dia 18. A edição deste ano do Prêmio tem uma novidade: cinco instituições serão homenageadas por desenvolverem atividades que promoveram a inclusão de cidadãos.

O Ministério Público Federal, o Tribunal Regional do Trabalho, o Tribunal de Justiça, a Assembléia Legislativa e a Casa Meio Norte serão agraciados com o Troféu ?Inclusao Social? e um diploma de menção honrosa. As ações escolhidas para a homenagem às instituições beneficiaram milhares de pessoas em 2008.

O Ministério Público Federal receberá o Prêmio pela garantia dos direitos dos cidadãos. Ações civis públicas que asseguraram isonomia de pessoas com deficiência em concursos públicos, atendimento e tratamento médico a portadores de doenças raras e ações em defesa do meio ambiente. Já o Tribunal Regional do Trabalho foi escolhido por causa das Semanas de Conciliação que buscam a realização de acordos na área da Justiça Trabalhista. No último mutirão, do qual participaram 200 funcionários do

TRT, incluindo juízes de todas as varas da capital e interior, o índice de conciliação foi superior a 70% dos casos em que ocorreram as audiências.

O Programa Justiça Itinerante, criado há cinco anos pelo Tribunal de Justiça, já é o maior do país, com mais de 300 mil atendimentos nesse período. Vinte e sete parceiros do TJ integram o Programa que deu ao Tribunal a indicação ao Prêmio de Inclusão Social 2008. A criação do Cine Teatro garantiu um novo espaço aos artistas piauienses. Uma média de 23 eventos é realizada todos os meses no espaço. Os espetáculos ganham transmissão da TV Assembléia, que incluiu, em sua grade de programação, atrações de divulgação da cultura piauiense e, por isso, a Assembléia Legislativa receberá a homenagem.

Por adotar um modelo de sucesso na alfabetização e preparação dos alunos de Ensino Fundamental, a Escola Municipal Casa Meio Norte também foi escolhida para a homenagem. Premiada pelo Ministério da Educação e pelo Sesi, a Escola mantém índice zero de evasão e reprovação de alunos. A entrega do Prêmio de Inclusão Social, iniciativa pioneira do Sistema Meio Norte, acontecerá no Rio Poty Hotel, com transmissão ao vivo pela TV Meio Norte, a partir das 20h.

Fonte: Cinthia Lages, www.meionorte.com