10 mil podem ter sido expostos a vírus mortal em parque nos EUA

10 mil podem ter sido expostos a vírus mortal em parque nos EUA

‘Febre do Nilo Ocidental’ matou 2 que visitaram Yosemite, na Califórnia.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos informou que dez mil pessoas podem ter sido expostas a um vírus mortal, que provoca a ?Febre do Nilo Ocidental?, durante visita ao Parque Nacional de Yosemite, no oeste da Califórnia, este verão.

Pelo menos seis casos de síndrome pulmonar por hantavírus, doença transmitida pela saliva, urina ou excrementos de ratos, foram confirmados.

Dois infectados morreram, segundo o Departamento de Saúde Pública da Califórnia. As vítimas tinham em comum hospedagem no mesmo acampamento do parque.

A direção do parque está contatando as 2.900 pessoas que estiveram no alojamento ?Curry Village? entre os dias 10 de junho e 24 de agosto.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA estima que o parque foi visitado por 10 mil pessoas durante o período, número que inclui os visitantes do acampamento.

Segundo a direção do parque, o acampamento foi desinfetado, mas permanece fechado por tempo indeterminado.

A doença é rara, mas extremamente perigosa. A hantavirose mata cerca de um terço das pessoas infectadas. Causa grave infecção pulmonar. Seus sintomas são fadiga, febre, dores musculares, dores de cabeça, calafrios, enjoos, náuseas, diarreia, dores abdominais e dificuldades respiratórias.

Fonte: G1