Segue confrontos por controle de cidade estratégica no Sudão/Sul

Segue confrontos por controle de cidade estratégica no Sudão/Sul

Exército e rebeldes lutavam em Malakal. Outras tropas expulsavam últimos focos rebeldes de Bor

O exército do Sudão do Sul lutava nesta quarta-feira (25) contra as forças rebeldes na cidade de Malakal, enquanto outras tropas governamentais expulsavam os últimos focos rebeldes da cidade estratégica de Bor, retomada na terça-feira (24), disse um ministro.

"Tomamos a cidade de Bor durante a noite, pouco antes do amanhecer, e nesta manhã prosseguem as operações contra alguns focos rebeldes na zona do aeroporto", declarou à AFP o ministro da Informação, Michael Makwei.

"O exército os está expulsando... mas a maioria dos rebeldes que estavam na cidade fugiram", declarou o ministro, indicando que seu colega da Defesa, Kuol Manyang, lidera a operação em Bor, sua cidade natal.

Os combates prosseguem, no entanto, em Malakal, capital do estado petroleiro do Alto Nilo, embora o governo negue que tenha perdido o controle da cidade para os rebeldes.

"As forças do governo e os rebeldes lutam desde esta manhã em Malakal", acrescentou Makwei. "Não é verdade que os rebeldes a tenham tomado", acrescentou.

A reconquista de Bor, que os rebeldes tomaram aparentemente sem maior resistência, colocou fim a uma semana de ataques. Cerca de 17 mil civis fugiram em direção aos já sobrecarregados acampamentos administrados pela ONU.

Fonte: G1