SEÇÕES

Afegã famosa por capa de revista é presa no Paquistão

Gula foi imortalizada em capa da revista National Geographic

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A menina afegã que ficou famosa por seus olhos verdes em uma capa da revista National Geographic em 1985 foi detida nesta quarta-feira (26) no Paquistão por posse ilegal de um documento de identidade nacional desse país, onde vive em um campo de refugiados.

Sharbat Gula, imortalizada pelo fotógrafo Steve McCurry, obteve supostamente documentos de identidade paquistaneses para ela e dois supostos filhos após subornar três funcionários, disse à Agência Efe um agente da Agência de Investigação Federal (FIA).

A refugiada afegã de 46 anos, que não tem nacionalidade paquistanesa, será levada para uma prisão para mulheres, onde esperará até que um tribunal veja seu caso, e pode pegar uma pena de prisão de até sete anos.

"Ela pode ser expulsa do país", disse a FIA.

A polícia procura, além disso, os dois supostos filhos de Gula para detê-los.

A agência federal começou a investigar seu caso em fevereiro de 2015, em um momento no qual foram revelados vários casos de refugiados afegãos que tratavam de obter documentos paquistaneses para não ser expulsos do país.

O Paquistão abriga 1,4 milhão de afegãos registrados legalmente e outros 900 mil em situação ilegal, o que os transforma em uma das maiores e mais antigas comunidades de deslocados do mundo que começou a chegar a território paquistanês com a invasão soviética em 1979.

Cerca de 456 mil desses refugiados retornaram ao Afeganistão neste ano, a grande maioria nos últimos três meses, perante o ultimato do governo paquistanês para que abandonem o país.

Gula foi imortalizada pelo fotógrafo americano Steve McCurry em um campo de refugiados da cidade de Peshawar em 1985.

Seu rosto envolvido em um lenço vermelho e seus poderosos olhos verdes transformaram a imagem da menina em um ícone da fotografia contemporânea.

McCurry voltou a fotografar Gula 17 anos mais tarde no Afeganistão e descobriu que a mulher, que então tinha 30 anos, desconhecia sua fama internacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos