Após empate, candidato é eleito por ser mais velho no Ceará

Iran teve o mesmo número de votos do segundo colocado, 5.811

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito da cidade de Cariús, cidade do Sul do Ceará, José Fernandes Ferreira, conhecido como Iran, venceu a disputa pela prefeitura de cidade por ser mais velho que o principal adversário, conhecido como Nizo (PMDB). 

Isso porque quando todas as urnas foram computadas, o resultado foi um empate, ambos tiveram 5.811 votos, mas Iran respirou aliviado. “Sabia que o desempate era pela idade. E já sabia que era mais velho que ele. A gente foi criado junto”, conta.

O caso de Cariús, de 18 mil habitantes e distante 418 quilômetros de Fortaleza, não é inédito nas eleições brasileiras, mas foi o único no pleito de 2016. Com o empate, a eleição foi decidida pelo critério "idade". O artigo 110 do Código Eleitoral diz: "em caso de empate, haver-se-á por eleito o candidato mais idoso". Iran, de 46 anos, desbancou Nizo, de 41.

"Não dá nem pra explicar a sensação que foi (ao fim da apuração). Quem tava mais tranquilo era eu. Era todo mundo chorando, desesperado. Tinha uma média de 500 pessoas na casa, com a porta aberta, gente na rua", lembrou o candidato, eleito pela primeira vez para o cargo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES