Após retirar “segunda cabeça” por meio de cirurgia, menina afegã é vista ao lado da irmã gêmea

Bebê fez cirurgia rara para remover crânio que crescia paralelo à cabeça.

Asree (esq.) ao lado da irmã gêmea | STR/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após ter uma "segunda cabeça" retirada por meio de cirurgia, a menina afegã Asree Gul (que significa "nova flor"), de 2 meses, foi vista ao lado da irmã gêmea, bem maior que ela. A imagem foi feita no dia 18 e divulgada nesta quinta-feira (26), quando a criança recebeu alta do hospital.

Asree nasceu com outro crânio que crescia paralelamente à sua cabeça. Ela foi operada em um hospital da cidade de Jalalabad, na província de Nangarhar, no leste do país. A localidade fica a 150 km de Cabul e perto da fronteira com o Paquistão.

De acordo com os médicos, um terceiro gêmeo poderia estar se formando junto com elas, mas não conseguiu se desenvolver e morreu. O crânio desse bebê teria, então, colado à cabeça de Asree antes do nascimento.

A família da menina procurou ajuda porque ela não conseguia dormir direito, e a família disse que a criança estava sendo estigmatizada dentro da comunidade.

Segundo o cirurgião-chefe Ahmad Obaid Mojadidi, em entrevista à agência France Presse, a mãe das crianças deu à luz uma menina saudável e outra com uma anormalidade, ao apresentar uma cabeça extra ligada ao seu couro cabeludo. Foi a primeira vez que o cirurgião realizou um procedimento desse tipo.

"Não temos equipamentos muito avançados, mas estamos muito felizes de realizar essa cirurgia com sucesso", disse Mojadidi em entrevista à BBC.

O médico operou o bebê gratuitamente, já que os pais ? produtores rurais no distrito de Chaparhar, província de Nangarhar ? não tinham dinheiro para cobrir os gastos, em torno de R$ 9 mil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES