Depois de ser reeleita, Cristina Kirchner recebe diagnóstico de câncer na tireóide

A presidenta argentina descobriu o câncer em um exame de rotina.

A presidenta argentina Cristina Kirchner. | AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, 58 anos, será submetida a uma cirurgia no próximo dia 4 de janeiro. Ela teve um câncer na tireóide detectado em exames de rotina. A cirurgia ocorrerá menos de um mês depois de a presidente ter assumido seu segundo mandato na presidência.

O porta-voz da presidência, Alfredo Scoccimarro, informou que o tumor foi diagnosticado na última semana. ?No último dia 22 de dezembro, durante a realização de exames de rotina, foi detectado um carcinoma papilar no lóbulo direito da glândula tireóide?, disse.

?No dia de hoje foram efetuados exames específicos e se constatou que não há comprometimento dos gânglios linfáticos e [verificou-se] a inexistência de metástase?. Desta forma, acrescentou o porta-voz, os médicos chegaram à conclusão de que ?a localização da enfermidade está circunscrita? à tireóide.

A previsão é que Cristina Kirchner fique internada durante três dias após a operação, que será realizada em um hospital particular. A licença médica deverá durar 20 dias para sua total recuperação. Durante esse período, o Executivo será comandado pelo vice-presidente Amado Boudou. Nesta quarta-feira, a presidente deverá cumprir sua agenda oficial na Casa Rosada, sede do governo.

Kirchner foi reeleita em outubro, com 54,11% dos votos, para um mandato que vai até 2015. Ela foi eleita presidente pela primeira vez em 2007. Seu marido e antecessor no cargo, Néstor Kirchner, morreu em outubro de 2010, aos 60 anos, vítima de um ataque cardíaco.

A presidente da Argentina já sofreu quedas de pressão em algumas ocasiões que a obrigaram a suspender as atividades oficiais, por breves períodos. A última ocasião foi no dia 11 de outubro, apenas 12 dias antes das eleições. Também em abril ela precisou ficar 48 horas em repouso por causa do problema.

Outros presidente e ex-presidentes da América do Sul tiveram tumores diagnosticados recentemente, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que trata um câncer na laringe, a presidente Dilma Rousseff, que superou um câncer no sistema linfático, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, que também teve um câncer linfático, e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, também acometido pela doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES