Ataque terrorista a bomba atinge consulado da Índia no Afeganistão

Ataque terrorista a bomba atinge consulado da Índia no Afeganistão

Ataque acontece após alerta americano sobre ameaça de terrorismo global

Um atentado a bomba atingiu o consulado indiano na cidade de Jalalabad, no Afeganistão, na manhã deste sábado. O ataque matou oito civis, entre eles três crianças, e deixou 25 pessoas feridas. A Índia anunciou que nenhum de seus cidadãos está entre as vítimas.

Os terroristas detonaram um carro carregado de explosivos perto do consulado e, em seguida, trocaram tiros com as forças de segurança. Autoridades afegãs disseram que das cinco pessoas que teriam participado do ataque, uma morreu na explosão, outra no tiroteio e os três restantes se refugiaram em uma mesquita próxima. Ainda não se sabe se eles foram mortos ou capturados.

Principal suspeito de qualquer atentado em território afegão, o Talibã divulgou uma nota negando seu envolvimento na explosão deste sábado. Esta é a terceira vez que uma representação diplomática indiana no Afeganistão é alvo de terroristas. Ataques contra a embaixada do país na capital Cabul em 2008 e 2009 deixaram mais de sessenta mortos.

Ameaça terrorista - O atentado terrorista contra o consulado da Índia acontece em um momento em que representações diplomáticas instaladas no mundo islâmico estão em alerta máximo. Depois de decidir fechar suas embaixadas em diversos países árabes, os Estados Unidos divulgaram nesta sexta um alerta global sobre a ameaça de um ataque da Al Qaeda no mês de agosto. Mais tarde, a Grã-Bretanha seguiu o tom alarmista ao fechar sua missão diplomática no Iêmen e pedir para que seus cidadãos deixem o país árabe.

Fonte: Veja