Ativistas bloqueiam navio para impedir a exploração de petróleo

O ativistas tentam impedir os planos da Shell de explorar petróleo no Oceano Ártico

Ativistas do Greenpeace bloquearam um navio quebra-gelo na costa da Suécia na manhã desta quinta-feira (3), em uma tentativa de impedir os planos da Shell de explorar petróleo no Oceano Ártico, segundo afirmou o próprio grupo de ambientalistas.

Primeiro, seis ambientalistas subiram a bordo do Nordica por volta de 4h, no horário local (23h de quarta, em Brasília). Por volta de 8h30, horário local, autoridades suecas entraram no navio e detiveram um dos ativistas ? os outros cinco se acorrentaram à embarcação. A polícia levou o navio ao porto de Karlskrona, onde todos foram retirados do navio e detidos.


Ativistas bloqueiam navio para impedir a exploração de petróleo

Em seguida, outros ativistas chegaram ao porto em botes de borracha para impedir que o navio partisse. Eles também acabaram detidos pelos policiais.

Na terça (1º), ativistas do Greenpeace já tinham se acorrentado ao mesmo navio em Helsinque, na Finlândia. Ao todo, 40 ambientalistas foram detidos na ação.

O Nordica, de bandeira finlandesa, tentava embarcar para o Alasca para se juntar ao Fennica, outro navio quebra-gelo, na extração de petróleo da Shell, segundo o Greenpeace. O grupo é contra as operações da petrolífera porque considera o risco muito alto para o frágil ecossistema da região.

Fonte: G1