Audiência discute precariedade nas unidades socieducativas de THE

Nos dias 27 e 28 de março foram realizadas vistorias em escolas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da 46ª Promotoria de Justiça, representado pelos Promotores de Justiça Francisca Vieira Freitas Lourenço e Maurício Verdejo, realizou no prédio da Procuradoria-Geral de Justiça do Piauí, audiência extrajudicial com o Secretário de Assistência Social e Cidadania (SASC) José Ribamar Noleto de Santana para analisar a situação precária da estrutura das unidades de internação de medidas socioeducativas de Teresina. Também participaram da audiência, o Técnico Ministerial da 46ª PJ Fabricio Manoel de Brito, a Analista na área de Assistência Social e Psicologia do MPPI Liandra Nogueira Soares da Silva e Núbia de Caldas Brito Pereira.

Nos dias 27 e 28 de março, foram realizadas vistorias em quatro unidades: o Centro Educacional de Internação Provisória (CEIP), Centro Educacional Feminino (CEF), o Centro Educacional Masculino (CEM) e o Projeto Semiliberdade, todos em Teresina. Dentre os problemas constatados estão: a falta de materiais pedagógicos para o desenvolvimento de atividades educativas; número insuficiente de socioeducadores, condições precárias de higiene, além da escassez de medicamentos e insumos.

Na ocasião, os promotores esclareceram a situação precária das unidades e reforçaram a necessidade da implementação de programas de capacitação profissional, inclusive buscando parcerias com outras instituições públicas e privadas. Foi pontuada ainda o problema da superlotação nas referidas unidades. O Secretário da SASC apresentou um relatório informando que as obras de reforma do CEM e do Semiliberdade já foram iniciadas e com previsão de seis meses para a conclusão. Ele se comprometeu, caso ocorra algum atraso durante a execução da obra, a informar à 46ª Promotoria.

O promotor Maurício Verdejo lembrou da falta de colchões, materiais pedagógicos, de higiene e medicação. Os representantes ministeriais acrescentaram o problema de atendimento hospitalar, inclusive com a qualidade de transporte nas unidades, sugerindo a opção por um veículo tipo Van para o CEIP para que os internos sejam transportados.

O Secretário da SASC se comprometeu em verificar a possibilidade de fazer um levantamento e providenciar a aquisição desses materiais, informou que está ciente sobre a situação da unidade e providenciará um projeto de reforma e ampliação, bem como a tomada de medidas para sanar situações urgentes quanto à estrutura.

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES