Avião que pousava quase colide com outro que cruzava a pista em Barcelona; vídeo

Avião que vinha de Moscou teria cancelado pouso enquanto outra aeronave passava pela mesma pista

Um avião da UTair teve de fazer uma manobra súbita quando preparava-se para aterrissar no Aeroporto de Barcelona-El Prat. O deslocamento foi necessário para evitar um choque com uma aeronave da Aerolíneas Argentinas, que cruzava a pista.

BARCELONA - Um avião da UTair teve de fazer uma manobra súbita quando preparava-se para aterrissar no Aeroporto de Barcelona-El Prat. O deslocamento foi necessário para evitar um choque com uma aeronave da Aerolíneas Argentinas, que cruzava a pista.

Mesmo com as imagens impactantes, feitas por um cinegrafista amador, a empresa Aena, responsável pela administração do aeroporto, desmente qualquer incidente e ressalta que a manobra filmada é habitual.

O avião da UTair, um Boeing 767-300 que decolou de Moscou, mudou de rota pouco antes do pouso. O vídeo também registra o momento em que um Airbus A340-300, da companhia Aerolíneas Argentinas, cruzava a mesma pista. Fontes da Aena asseguram ao site espanhol ?20Minutos? que a manobra é ?totalmente habitual?, aplicada pelos pilotos quando não observam claramente a aterrissagem, por motivos como o tempo ruim. Neste caso, no entanto, o motivo não foi relatado.

Ainda de acordo com a Aena, nem a torre de controle nem os próprios pilotos relataram qualquer incidente. O suposto perigo foi atribuído ao ângulo em que houve a gravação. A manobra, assim, pareceu extrema e perigosa.

Fonte: OGlobo