Avião rumo ao Brasil faz pouso de emergência no Marrocos, diz agência

Pouso ocorreu após alerta de possível bomba, segundo a France Presse.

Um avião da Turkish Airlines que vinha para o Brasil fez um pouso de emergência neste domingo (12) no Marrocos após um alerta de suposta bomba, disse um representante da empresa à France Presse.

O avião pousou no aeroporto de Casablanca após ter decolado de Istambul, na Turquia.

"A checagem de segurança está sendo feita no avião. Quando completada, ele vai retomar sua viagem a São Paulo", disse o funcionário, sob condição de anonimato.

Uma autoridade do aeroporto confirmou o pouso, mas inicialmente disse que ele foi "devido a um problema técnico". Mas depois ele confirmou que havia um alerta de bomba.

A imprensa local relatou que especialistas estão fazendo buscas no avião, que levava 229 passageiros.

Há relatos de que um tablet sem dono foi encontrado na cabine de passageiros, provocando os procedimentos de alerta de bomba.

Segundo a agência Efe, "tudo não passou de um alarme falso", por causa de um telefone celular sem dono encontrado a bordo do avião. A Efe citou a agência marroquina MAP, que ouviu o Aeroporto Mohammed V, de Casablanca, onde foi solicitada permissão para um pouso não previsto.

De acordo com a Efe, policiais então fizeram exames para detectar algum material suspeito, mas não encontraram nada fora do normal, e o avião ? um Airbus A340 com 229 passageiros ? pôde retomar seu trajeto em direção a Guarulhos.

A previsão inicial, antes do incidente, era que a aeronave, voo 0015, chegasse a São Paulo por volta das 19h10 deste domingo, segundo a assessoria de imprensa do Aeroporto de Guarulhos. Às 15h35, o sistema de informações de voos do Aeroporto de Guarulhos apontava que o 0015 estava confirmado para pousar às 22h45, o que leva a crer que o avião já teria saído de Casablanca. Um voo entre Casablanca e São Paulo leva, normalmente, cerca de 10h, podendo variar segundo a meteorologia e as rotas aéreas.

Após pousar em Guarulhos, o Airbus da Turkish Airlines deve partir às 23h59 para Buenos Aires e, depois, seguir para Istambul, segundo o sistema de informações de voos de Guarulhos.

Fonte: G1