Barack Obama elogia valentia de Netanyahu no diálogo com palestinos

As negociações foram retomadas no fim de julho, depois que o secretário de Estado dedicou meses a viagens e conversas com as duas partes

O presidente americano, Barack Obama, elogiou nesta segunda-feira (30/9) a valentia demonstrada pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ao retomar as negociações diretas com os palestinos.

Obama, que recebeu Netanyahu no Salão Oval da Casa Branca, também o agradeceu por ter abordado as negociações com boa fé, constatou um jornalista da AFP.

"Saúdo que encare com boa fé as negociações com a Autoridade Palestina. Aprecio a valentia demonstrada pelo primeiro-ministro para avançar" em direção a um acordo de paz, afirmou Obama.

As negociações foram retomadas no fim de julho, depois que o secretário de Estado John Kerry dedicou meses a viagens e conversas com as duas partes para fazê-las voltar à mesa de negociações.

No entanto, poucos detalhes vazaram após sete rodadas de negociações, depois do apelo de Kerry por discrição com o objetivo de não envenenar a atmosfera.

O presidente palestino, Mahmud Abbas, advertiu na Assembleia Geral da ONU, na semana passada, que as negociações oferecem a última oportunidade para a paz na região. Netanyahu deve se dirigir à Assembleia Geral na terça-feira em Nova York.

Fonte: Correio Braziliense