Bebê que pesa 25kg tem operação de resgate para reduzir seu peso

Bebê que pesa 25kg tem operação de resgate para reduzir seu peso

Santiago Mendoza, que está sendo chamado de o bebê mais gordo da Colômbia, fará dieta e receberá atendimento médico em Bogotá

Santiago Mendoza tem oito meses e já pesa mais que o dobro de seu irmão mais velho, de três anos. O bebê pesa 25 quilos (peso de uma criança de 5 ou 6 anos) e 74 centímetros. Sua saúde está em risco. Para salvar a vida de Santi, a entidade colombiana Fundación Gorditos de Corazón montou uma operação de resgate. O menino foi levado de sua casa em Codazzi (a 787 quilômetros de Bogotá) para a capital colombiana. A última parte do trajeto foi feita no domingo, de avião comercial, da cidade de Valledupar a Bogotá.

Nesta segunda-feira (18), Santi foi recebido na sede da Gorditos de Corazón por uma equipe multidisciplinar, especializada em obesidade, encabeçada pelo presidente da Associação Colombiana de Cirurgia Bariátrica, Cesar Ernesto Guevara. O médico, entretanto, afirmou que, devido à pouca idade, Santi não pode se operado.

O bebê começará um tratamento para chegar ao peso normal (cerca de 8 quilos). Ele já apresenta sintomas de comedor compulsivo, apetite descontrolado e ansiedade por comida.

Santi sofre desde seu nascimento, segundo relatou a mãe do bebê, Eunice Fandiño, na carta enviada para a Fundação Gorditos de Corazón pedindo ajuda para tratar seu filho. Ela procurou apoio da ONG quando o filho já estava internado, aos sete meses, e com mais de 17 quilos.

"Este caso me partiu a alma quando o conheci. Tenho visto a obesidade tirar a vida de crianças na Colômbia. Por isso, vamos fazer tudo o que está em nossas mãos para salvar a vida de Santiago", disse Salvador Palacio González, diretor da Gorditos de Corazón, diante do apelo por socorro da família de Codazzi.

Na Colômbia, dois em cada cinco crianças estão acima do peso, de acordo com a Fundación Gorditos de Corazón, e muitos apresentam um quadro de obesidade mórbida infantil.


Bebê de 8 meses pesando 25 quilos inicia tratamento e comove a Colômbia

Bebê de 8 meses pesando 25 quilos inicia tratamento e comove a Colômbia

Fonte: Época