Bebê é resgatado dos destroços de cimento após ataque à capital da Síria

No início da guerra civil, a capital da Síria era um lugar pouco afetado pelos protestos


Bebê é resgatado de escombros após ataque à capital da Síria

Um bebê foi resgatado com vida de escombros após um ataque aéreo de Duma, distrito de Damasco, nesta terça-feira. Imagens feitas por Bassam Khabieh, da agência Reuters, mostram a criança, ainda envolta em cobertores, sendo retirada dos destroços de cimento após o que a oposição afirmou ser um novo ataque das forças do presidente Bashar al-Assad contra o bairro da capital do país.

As fotografias mostram sírios desesperados procurando por sobreviventes em meio à poeira, à fumaça e à destruição. Pelo menos duas crianças - um menino e uma menina - também sobreviveram ao ataque, cuja autoria ainda não foi reivindicada. Não há números oficiais de mortos ou feridos, mas as imagens mostram ao menos o corpo de um jovem sendo retirado dos escombros de um prédio destruído em Duma.

No início da guerra civil, a capital da Síria era um lugar pouco afetado pelos protestos ou pelos conflitos, mas, desde 2012, Damasco se tornou palco de inúmeros bombardeios, inclusive o que, em 2013, constitui uma agressão com armas químicas, segundo comprovou a ONU. Mais recentemente, Berzeh, outro distrito da capital, também vinha sendo alvo constante de bombardeios, mas um acordo firmado no domingo se propõe a uma régua no local. O mesmo não ocorreu com Duma.

Enquanto isso, o norte da Síria vive um dos mais complicados episódios da guerra. Ali, difusos grupos rebeldes estão em confrontos com jihadistas oriundos do Iraque, país vizinho à Síria, aprofundando ainda mais o mosaico de forças envolvidas no conflito que já deixou mais de 100 mil mortos. Tudo isso ocorre em meio à tentativa da diplomacia internacional de sediar uma conferência de paz no final de janeiro para tentar encaminhar uma solução política ao conflito. Genebra 2, como este encontro é conhecido, não está confirmado.

Fonte: Terra