Brasileiro que sobreviveu em avalanche vai voltar à expedição

Cearense Rosier Alexandre estava com acampamento montado abaixo de onde ocorreu a tragédia no Everest

O brasileiro estava no campo-base do Everest (5.350 metros) | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cearense Rosier Alexandre que sobreviveu ao acidente mais violento da história do Everest irá prosseguir com a expedição de escalar a maior montanha do mundo. A informação foi dada pela assessoria de imprensa do montanhista na manhã deste sábado. "Conversei com ele por volta da 1h da madrugada via internet. Eles estão muito abalados, o clima é de muita comoção no campo-base, mas ele se reuniu com a equipe e deciciram que vão continuar. Todas as equipes estão se ajudando muito", informou Danubia Pereira.

O brasileiro estava no campo-base do Everest (5.350 metros), abaixo dos acampamentos atingidos pela avalanche. Mesmo assim, três pessoas que integravam a equipe de Rosier morreram no acidente. De acordo com a assessora, o cearense disse que a informação repassada a eles no local da tragédia é de 14 mortos. Todos eles seriam sherpas, guias nativos contratados para ajudar nas escaladas dos alpinistas. Os socorristas ainda buscam por desaparecidos. Para Danubia, a questão psicológica a ser enfrentada após a tragédia tornará o desafio ainda maior.

"Helicópteros chegam a todo momento com os corpos, é de arrepiar. É uma imagem muito triste. Mesmo com toda essa cena, ele irá seguir. Ele se prepara há 10 anos. É um sonho, com um investimento alto, dedicação e planejamento. E na montanha eles lidam muito com a morte. Eles avaliaram que todos vão permanecer, desde que as condições de segurança não estejam comprometidas", reforçou a assessora.

Como a trilha de escalada foi bloqueada pela neve, os montanhistas estão abrindo um novo caminho para fazer a subida, que acreditam ser mais seguro. "O risco ainda existe, mas o que aconteceu foi uma fatalidade porque as avalanches ocorrem no período da tarde e essa foi no final da madrugada. Foi fora do comum", disse Danubia.

A previsão inicial de chegada ao topo em 20 de maio está mantida, apesar do acidente. O brasileiro havia chegado no dia 13 ao acampamento, e a previsão é que ele atingisse no domingo o ponto onde ocorreu a avalanche.

Descendente de uma família de agricultores, Rosier nasceu em Taipa, zona rural do Ceará, e trabalhou no campo até os 15 anos. Ficou conhecido quando se tornou o primeiro montanhista do Norte/Nordeste a escalar o Aconcágua (6.962 metros), a maior montanha da terra fora da Ásia.

O brasileiro está executando o projeto Sete Cumes, que consiste na escalada da maior montanha de cada continente. Seis etapas já foram cumpridas - o último desafio é o Everest. "Quero pedir a todos que façam orações por ele, para que consiga vencer também esse desafio", completou Danubia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES