SEÇÕES

Campo Maior receberá curso de Reanimação Cardiopulmonar

O Programa de Educação Médica é oferecido pelo CFM/CRM-PI

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Programa de Educação Médica Continuada que é oferecido pelo CFM/CRM-PI começou no último final de semana, sendo realizado no município de Valença do Piauí, no Sul do Estado. É o primeiro do ano em curso. A coordenação do Programa realizará o Curso de Urgências e Emergências Cardiológicas em vários municípios até o final do ano. A coordenação do programa, em reuniões com a diretoria do CRM-PI, inova, trazendo também o Curso de Reanimação Cardiopulmonar no Adulto e no Neonato, este aberto para todos os profissionais de saúde que atuam em maternidades ou em salas de parto em geral, como médicos, profissionais da enfermagem e fisioterapeutas. Este curso, ministrado pelo médico pediatra e neonatologista de Teresina, Marcos Bittencourt, que atua na Maternidade D. Evangelina Rosa, acontecerá em todos os municípios, em paralelo com o curso de Reanimação Cardiopulmonar para Adulto. O próximo curso acontecerá no dia 8 de abril, na Secretaria Municipal de Educação, no município de Campo Maior, para o qual a coordenação do Programa convida médicos inscritos no CRM-PI, médicos intercambistas e outros profissionais de Saúde de Campo Maior e municípios vizinhos a participarem. O curso é gratuito.

Em Valença, o ministrante do curso teórico e prático de Urgências e Emergências Cardiológicas foi ministrado pelo coordenador do Programa de Educação Médica Continuada, o cardiologista Luiz Bezerra Neto. O curso é voltado para médicos de qualquer área e intercambistas que atuam principalmente no setor de urgência e emergência.

Marcos Bittencourt, que também é instrutor do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, informou que atualmente existe uma grande preocupação em torno de algumas estatísticas, como a de que a cada 25% dos bebês que têm algum problema durante o nascimento morrem no dia em que nascem e a meta é reduzir esses índices para diminuir a mortalidade infantil no Brasil.

Ele afirmou que essa mortalidade infantil vem diminuindo no país, mas ainda é grande a mortalidade no período neonatal (recém nascidos – RN), principalmente por anoxia, que é a privação de oxigênio no momento do nascimento, por isso a grande importância das equipes de saúde estarem preparadas para saberem recepcionar o bebê durante o nascimento, porque em algum momento um bebê precisará de ajuda para iniciar a primeira respiração. Um em cada 10 bebês vai precisar de ajuda com massagem cardíaca, um em cada 100 precisará ser intubado, precisando de cuidados intensivos e um em cada 1000 precisará de reanimação avançada, onde será preciso massagem cardíaca, intubação e uso de medicações.

Os problemas respiratórios ocorrem porque o desfecho do nascimento na vida do ser humano é caótica, passa de uma vida intrauterina, onde não há nenhuma necessidade de respirar, porque a placenta faz todas as trocas gasosas, e logo após o nascimento o RN precisa manter uma respiração efetiva e quando isso não ocorre,surge algum grau de sequela, se o atendimento não for feito com eficiência nesse momento do nascimento. “É de suma importância que todo profissional que trabalha em sala de parto esteja munido de experiência e de uma boa prática de reanimação neonatal”.

A prática tem o fluxograma da reanimação, com passos iniciais da reanimação, aprendizagem sobre ventilação com pressão positiva, intubação, massagem cardíaca e saber quando se deve utilizar medicações. No curso o Dr. Bittencourt apresenta uma sequência de cuidados para que médicos e as equipes de saúde não se adiantem em uma tomada de decisões e nem deixem de fazer uma ação que é de suma importância. Ele afirmou que a frequência cardíaca é o parâmetro mais importante para que o profissional deve observar para que possa ter uma tomada de decisão no passo seguinte da reanimação neonatal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos