Casos de dengue devem aumentar após período chuvoso

Com o período chuvoso chegando ao fim, vai iniciar a partir de agora um dos período mais propícios à proliferação do mosquito.

O Piauí apresentou, esse ano, uma diminuição de mais de 30% no número de casos de dengue em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, o momento não é para esquecer os cuidados com a prevenção da doença. Com o período chuvoso chegando ao fim, vai iniciar a partir de agora um dos período mais propícios à proliferação do mosquito.

Com o fim das chuvas, aumento das temperaturas e água parada, o Aedes Aegypti encontra ambiente favorável à sua proliferação. ?Sempre se percebe um aumento da doença nesse período, pois sobe o número de mosquitos. E esse aumento de casos só deverá diminuir no mês de julho ou agosto. Mas se a população realizar um trabalho de prevenção, esse aumento não será tão significativo?, alertou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão.

A importância da população na prevenção da doença, com a eliminação dos focos do mosquito, fica comprovada por meio dos números. Segundo dados da FMS, 70% dos focos do Aedes Aegypti está nas residências e apenas 30% está nas vias públicos. ?Isso mostra a importância da população nessa luta contra o mosquito. As pessoas precisam ficar atentas para eliminar o berçário do Aedes Aegypti?, disse Luiz Lobão.

Fonte: Polly Carvalho