Ceará registra casos de bebês com bolhas na pele e emite alerta

Bolhas se parecem com queimaduras, mas precisam de confirmação

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Socep (Sociedadade de Pediatria do Ceará) emitiu na quinta-feira (18) um alerta para a comunidade médica sobre os novos casos de febre Chikungunya envolvendo bebês de até seis meses. A doença, conhecida por causar dores nas articulações, tem provocado bolhas no corpo dos pequenos que aparentemente parecem até queimaduras.

Desde as primeiras semanas de 2017, o Estado vivendo uma epidemia da doença, com 465,5 casos por 100 mil habitantes. Até a última sexta-feira (12), foram notificados 41.723 casos de febre Chikungunya, de acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde do Ceará.

De acordo com o médico Robério Dias Leite, presidente do Departamento Científico de Infectologia da Socep, o surgimento de bolhas na superfície da pele dos bebês é uma característica comum da doença e tem se tornado frequente nos últimos dias.

Pela raridade dos sintomas, entretanto, muitos profissionais da saúde ainda não sabem lidar com eles.

— É uma erupção que poucos pediatras conhecem. Ainda não há números confirmados dessas ocorrências, mas elas existem e são mais comuns em bebês porque eles ainda não tem o sistema de defesa completamente desenvolvido. Essas bolhas estouram e deixam a pele desnuda, semelhante a uma queimadura.

Leite ainda afirma que o alerta também se deve às complicações que esses casos podem causar para os bebês. Entre elas estão a perda de capacidade de retenção de líquido da pele e o comprometimento do sistema de regulação da temperatura do organismo, além do rompimento da defesa natural da pele.

— Quando isso acontece, há uma grande chance de infecção grave por bactérias nos bebês. O aspecto [das bolhas] é muito sugestivo, mas é necessária uma avaliação clínica para confirmação.

Mortes por Chikungunya

Desde o começo do ano até agora cinco pessoas morreram em decorrência da doença Uma das vítimas era do sexo masculino e outras quatro do sexo feminino, com idades entre 10 dias e 74 anos. Elas eram residentes dos municípios de Beberibe (1), Caucaia (1), Fortaleza (2) e Pacajus (1).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES