Cerca de 30 mil pessoas aderiram à greve em Teresina na sexta-feira

Os manifestantes pediram anulação imediata das reformas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento Frente Brasil Popular calcularam que 45 mil trabalhadores paralisaram suas atividades em todo o Piauí na sexta-feira, dia 28, sendo que em Teresina foram cerca de 30 mil. A greve geral é contra as reformas da Previdência e Trabalhistas, propostas pelo governo do presidente Michel Temer.

Na capital, professores, servidores públicos municipais, trabalhadores da construção civil, motoristas e cobradores de ônibus. bancários, comerciários, servidores e professores da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), pessoal de saúde e funcionários públicos, aderiram em massa ao movimento.

Serviços do judiciário foram afetados e muita gente se sentiu prejudicada. Os ônibus foram recolhidos e a volta para casa foi repleta de transtornos para os teresinenses. Aproximadamente 200 mil pessoas dependem de transporte público em Teresina. 

Lojas do Centro chegaram a abrir, mas fecharam por volta das 10h da manhã. Os manifestantes foram até os estabelecimentos e impediram os funcionários de entrar. A ação dos manifestantes foi monitorada pela Polícia Militar que acompanhou os protestos ao longo do dia.

A Av. Frei Sarafim chegou a ser interditada devido às manifestações, causando congestionamento, mas foi liberada logo depois. A polícia estima que a interdição tenha durado cerca de 40 minutos. 

Os manifestantes se concentram na praça da Liberdade, Centro de Teresina, onde pediam a anulação imediata das reformas.  Logo pela manhã, os manifestantes se concentraram na praça Rio Branco e saíram em caminhada passando pela Prefeitura de Teresina, Palácio do Karnak e a sede do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A passeata encerrou na praça da Liberdade, em frente ao Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Os funcionários dos Correios iniciaram greve, por tempo indeterminado, na manhã de quinta-feira (27). Os funcionários dos Correios pararam as viaturas de distribuição e ficaram na frente do prédio da empresa no bairro Monte Castelo.

Manifestantes bloquearam a Ponte Juscelino Kubtischek de Teresina, por volta das 10h da manhã em apoio à Greve Geral. O bloqueio durou pouco mais de cinco minutos, pois logo a Polícia Militar do Piauí foi acionada e liberou a pista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES