Chávez chega à Venezuela e anuncia sucesso da radioterapia

Chávez chega à Venezuela e anuncia sucesso da radioterapia

Aos 57 anos, presidente candidato à reeleição luta contra um câncer

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou na noite desta sexta-feira (11) a Caracas, onde anunciou "a conclusão com sucesso" do ciclo de radioterapia ao qual se submeteu em Cuba para combater um câncer.

"Devo informar que nestes últimos dias concluímos com sucesso todo o ciclo de radioterapia", disse Chávez ao chegar ao Aeroporto de Maiquetía, na região de Caracas.

"Além de alguns problemas muito comuns a este tipo de tratamento, não ocorreu absolutamente nada que me obrigasse a deter, suspender ou alterar o plano inicial (da radioterapia), que completei plenamente", destacou o presidente, que passou onze dias em Cuba para a "reta final" da terapia contra o câncer.

Chávez disse à TV estatal que regressa ao país com "grande otimismo" e confiante no resultado positivo do tratamento realizado em Havana.

"Pedimos ao altíssimo, a Deus Nosso Senhor que nos ajude e nos siga dando o milagre da vida para seguir servindo ao mandado de Deus".

Mais cedo, ao decolar do aeroporto de Havana, Chávez escreveu no Twitter: "Já no avião, sobre a pista do José Martí rumo à Pátria Venezuelana! Com mais otimismo que nunca! Viveremos e Venceremos!"

O presidente, de 57 anos, foi submetido a ciclos de radioterapia em Havana após ter sido operado para retirar um tumor maligno, em fevereiro passado, no mesmo local onde teve um câncer diagnosticado em junho de 2011.

Chávez não permite que se revele o local e o tipo de câncer que o afeta.

Fonte: G1