Chile registra 15 mortos e cerca de 11 mil atingidos por fogo em Valparaíso

O total de imóveis danificados até o momento, cadastrados pelas equipes do Ministério da Habitação, chega a aproximadamente 2,5 mil

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo do Chile confirmou nesta segunda-feira (14) que 15 pessoas morreram por causa de um grande incêndio - que ainda está ativo - na cidade de Valparaíso, que também deixou 2,5 mil casas destruídas e mais de 11 mil vítimas. "O total de imóveis danificados até o momento, cadastrados pelas equipes do Ministério da Habitação, chega a aproximadamente 2,5 mil, com um total de 1.145 hectares atingidos e as vítimas são mais de 11 mil", afirmou o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo, em um balanço divulgado à noite.

Em entrevista coletiva, Peñailillo afirmou que 27 aeronaves estão sendo utilizadas no combate de alguns focos que ainda se encontram ativos. Ele também informou que o contra-almirante Julio Leiva, responsável pela região, emitiu uma ordem que restringe o uso de veículos particulares pelas vias de acesso às colinas. "Isso é muito importante porque necessitamos que nos setores atingidos e onde ainda existam focos ativos", os veículos de emergência tenham "alta prioridade, assim como todos os veículos de ajuda humanitária", enfatizou.

O Ministério da Saúde decretou alerta sanitário a partir de terça-feira (15) para agilizar todos os processos relacionados com remédios. O governo chileno enviou 600 toneladas de alimentos, que estão sendo distribuídas por jovens voluntários. "Dizemos às famílias que, como governo, estaremos junto delas nos momentos de emergência e reconstrução de suas vidas", afirmou o chefe de gabinete da presidente Michelle Bachelet.

O incêndio, o maior da história da cidade, começou no último sábado (12) às 16h locais (mesmo horário de Brasília) em uma área florestal do caminho La Pólvora e rapidamente se alastrou para as áreas povoadas de várias colinas vizinhas. A cidade de Valparaíso está localizada a 120 quilômetros da capital, Santiago.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES