SEÇÕES

Chimpanzés se mostram irritados com hits pop, diz estudo

Chimpanzés cativos gostam mais de música clássica, diz estudo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Novo estudo mostra que chimpanzés não gostam de música e podem até sair da sala se começar a tocar Justin Bieber... Isso mesmo! Segundo os psicólogos descobriram, os primatas percebem o som apenas como uma forma de barulho. Assim, a pesquisa sugere que os humanos são os únicos animais que desenvolveram um senso de apreciação à música, de acordo com os pesquisadores.

Apesar de compartilhar 96 a 98 por cento do DNA com os humanos, chimpanzés não apreciam música, especialmente hits pop acelerados, que são os que menos gostam em comparação com a música clássica de Mozart e Beethoven.

Por mais que estudos anteriores tenham sugerido que estes animais acham música relaxante, pesquisadores da Universidade de York afirmam que as melodias não alteram o comportamento, agressividade ou cortejo dos primatas.

O estudo foi realizado com animais em cativeiro no zoológico de Edimburgo, na Escócia. Quando escutavam músicas de Justin Bieber ou o sucesso “Rolling in the deep“, da cantora Adele, demonstraram-se mais suscetíveis a sair de suas jaulas. Já quando tocaram músicas clássicas, eles não se sentiam tão incomodados.

“Nós sabemos que machos mais velhos costumam batucar em árvores ocas como parte de demonstração de agressividade e o zoológico de Edimburgo tem túneis de metal para permitir as batucadas, fator que pode explicar porque os animais tendem a se afastar quando escutam o som da bateria mais acelerado”, disse a principal autora da pesquisa, doutora Emma Wallace, do departamento de psicologia da Universidade de York.

“Enquanto os primatas tendem a sair de um cômodo quando está tocando música mais rápida, eles não demonstraram nenhuma preferência quanto à música clássica. Na verdade, eles parecem indiferentes aos dois gêneros” afirmou Wallace.

“Com humanos, a música mais agitada tende a fazer com que se sintam mais animados e, então, pensamos que é possível que os primatas não tenham desenvolvido a apreciação por música no mesmo sentido que nós”, completou. “Pode ser que humanos só tenham começado a gostar de melodias depois que nosso caminho evolucionário se distanciou dos primatas”.

Controvérsia

Pesquisas anteriores à de Wallace apontavam que chimpanzés de laboratório demonstravam redução na agressividade e melhora no cortejo quando eram submetidos ao som de músicas consideradas relaxantes, como country.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos