China descobre rede que vendia frangos vencidos há mais de 40 anos

Polícia encontrou 20 toneladas de frango armazenadas inadequadamente.

A polícia chinesa identificou uma rede de venda de carne e pedaços de frango - principalmente pé, apreciado como aperitivo no país - que eram armazenadas sem as condições sanitárias adequadas e algumas delas vencidas há 46 anos, informou nesta quinta-feira (11) a imprensa local.

A operação policial foi realizada na cidade de Nanning, sul da China, onde 20 toneladas de pés de frango congelados, grande parte em péssimas condições de armazenamento. Algumas peças, por exemplo, traziam datas da década de 60.

A descoberta foi muito comentada nas redes sociais chinesas, com fortes críticas à falta de controle dos alimentos no país, mas também com ironia, já que os internautas passaram a usar o termo "pés de frango zombi" para se referir à mercadoria apreendida.

Muitos destes produtos eram importados ilegalmente de outros países vizinhos, tendo em vista que Nanning se encontra próxima à fronteira com o Laos e Vietnã, e processados em fábricas chinesas, onde eram vendidos para diferentes regiões do país.

Algumas das peças de frango eram conservadas em peróxido de hidrogênio, um aditivo ilegal, para atrasar sua data de vencimento e dar-lhe um aspecto de "recente", assinalaram responsáveis de segurança pública de Nanning ao jornal "China Daily".

Não há informações, porém, sobre os responsáveis pelos produtos ou sobre prisões.

Fonte: G1