Ciclone leva Austrália a retirar moradores de cidades costeiras

Ciclone leva Austrália a retirar moradores de cidades costeiras

O ciclone Yasi deve provocar ventos de até 280 km por hora.

A Austrália retirou milhares de pessoas de sua costa nordeste nesta terça-feira diante da aproximação de um ciclone comparável ao furacão Katrina, que destruiu áreas dos Estados Unidos em 2005.

As autoridades esvaziaram cidades turísticas e comunidades rurais e disseram que o ciclone poderia ameaçar até mesmo regiões no interior que foram devastadas por inundações no mês passado.

Minas, ferrovias e portos de escoamento de carvão foram fechados no Estado de Queensland à medida que o ciclone Yasi se aproximava da costa. Cerca de um terço da safra de açúcar do país também está em situação de risco, segundo autoridades.

"Esta tempestade é enorme e uma ameaça à vida", disse a primeira-ministra de Queensland, Anna Bligh, alertando que o ciclone estava ganhando força e velocidade em sua trajetória no mar. A previsão é que ventos com força destruidora atinjam a região na quinta-feira de manhã.

O ciclone Yasi deve provocar ventos de até 280 km por hora quando atingir a costa nordeste do Estado de Queensland, que tem clima tropical, e equiparar-se à força do furacão Katrina.

Fonte: Terra