Cientistas tentam explicar mutação em espécies de tubarões

O fenômeno dos tubarões com duas cabeças

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Registros de tubarões com duas cabeças estão se tornando mais comuns e cientistas tentam entender o porquê. O caso mais recente foi identificado por pesquisadores espanhóis que estudavam tubarões em uma pesquisa voltada para a o sistema cardiovascular.

O estranho animal, da espécie tubarão-gato, foi detectado pelos cientistas ainda no ovo, aberto para que a espécie fosse estudada. Segundo o líder da pesquisa, Valentín Sans-Coma, é impossível saber se o tubarão deformado sobreviveria.

Os relatos de tubarões de duas cabeças, entretanto, já existem há um bom tempo. De acordo com a National Geographic, um pescador descobriu um caso em uma espécie de tubarão-azul ainda em 2008. Em 2013, outro pescador pegou um tubarão-touro com um feto de duas cabeças no útero.

Um estudo de 2011 também identificou gêmeos siameses de tubarão-azul pegos no Golfo da Califórnia e noroeste do México. Para o pesquisador Felipe Galván-Magaña, em conversa com a National Geographic, os casos são mais comuns em tubarões-azuis, possivelmente porque a espécie carrega mais filhotes, 50 por vez. 

A resposta por trás dessas ocorrências ainda não estão claras. A hipótese mais provável é que se trate de uma disordem genética. Os ovos da pesquisa dos espanhois não haviam sido expostos a produtos químicos ou radiação. 

A malformação também pode ser causada por outros fatores como infecção viral, disordem metabólica, poluição ou incesto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES