Reino Unido: aeroportos continuam fechados

Aeroportos na Inglaterra, Escócia, Irlanda e Irlanda do Norte estão fechados.

As cinzas vulcânicas do vulcão na Islândia fez com que aeroportos no norte da Inglaterra, na Escócia, na Irlanda e na Irlanda do Norte tivessem que ser fechados neste domingo (16). Todos os aeroportos na Irlanda do Norte foram fechados, assim como os aeroportos de Londres, Manchester e Liverpool, na Inglaterra.

Na Escócia, foi fechado o aeroporto de Prestwick, entre outros. As informações são do Serviço Nacional de Tráfego Aéreo da Grã-Bretanha. O aeroporto Heathrow, em Londres, um dos maiores da Europa, ficará fechado a partir da 0h desta segunda (17), assim como os aeroportos de Gatwick e London City, também na cidade.

O aeroporto de Dublin, na Irlanda, chegou a ser fechado neste domingo, mas foi reaberto. Segundo o Serviço Nacional de Tráfego Aéreo, a nuvem de cinzas está se movendo para o sul, em direção a Oxford, na Inglaterra, ao nordeste de Londres. No meio da semana, porém, a nuvem deve se mover para longe da Grã-Bretanha. As cinzas do vulcão podem prejudicar o funcionamento das turbinas dos aviões. O vulcão Eyjafjallajokul entrou em erupção em 14 de abril pela primeira vez em quase dois séculos. Na última erupção do vulcão, as emissões de cinzas continuaram por cerca de dois anos. vulcão

Fonte: g1, www.g1.com.br