Rosto de adolescente é reconstruído após ter sido implantado em seu peito com pele da perna

Rosto de adolescente é reconstruído após ter sido implantado em seu peito com pele da perna

A menina não recebeu tratamento durante os primeiros anos devido à falta de recursos econômicos de seus pais

Nesta quarta-feira (30), foi divulgada uma fotografia da garota Xu Jianmei, de 17 anos, após uma cirurgia de reconstrução de face, procedimento em que pele de sua perna foi "cultivada" em seu peito, antes de ser transplantada para o rosto. Os médicos anunciaram que a cirurgia foi bem sucedida e que os hematomas devem sumir em algumas semanas, segundo a Reuters.

Moradora de uma pequena aldeia de pescadores, a moça ficou desfigurada em um incêndio quando tinha cinco anos, no qual perdeu as pálpebras, o queixo e parte da orelha direita, informou nesta quinta-feira a agência oficial chinesa, Xinhua.

A menina não recebeu tratamento durante os primeiros anos devido à falta de recursos econômicos de seus pais, segundo a EFE. No ano passado, os médicos propuseram a criação de um novo rosto para ela, formado a partir de tecido extraído da perna e que seria implantado no tórax da moça para que se desenvolvesse.

"Primeiro, extraímos o tecido de sua perna e o implantamos no peito. Então, inserimos um extensor de pele sob o tecido cutâneo onde foi implantado o tecido da perna, de maneira que pudesse se expandir e produzir pele suficiente para um rosto novo", declarou o cirurgião que realizou a operação, Jiang Chenghong, em coletiva de imprensa concedida este mês.

A última fase da operação cirúrgica foi concluída no início da semana passada, quando foi transplantado, com sucesso, o novo rosto em Xu.

"Com seu novo rosto, a moça poderá se expressar de maneira mais precisa. Inclusive poderá ficar com a face avermelhada quando se emocionar", garantiu Jiang que, no entanto, advertiu que "pode levar muito tempo" para se chegar a esse ponto.

O transplante de face em Xu aconteceu depois que, em setembro, foi divulgado que outro cidadão de Fujian, um homem, tinha recebido um nariz novo que cresceu durante meses em sua testa. Nesse caso, o novo nariz do paciente foi formado de tecido extraído de suas costelas.

Esses transplantes são ainda relativamente raros e, até o momento, apenas dez deles foram realizados na China no total.



Fonte: G1