Conselho de Segurança da ONU elege novos membros provisórios

Países foram eleitos para vagas rotativas pelo período de dois anos.

Argentina, Ruanda, Austrália, Luxemburgo e Coreia do Sul foram eleitas nesta quinta-feira (18) para vagas provisórias no Conselho de Segurança da ONU, no período de 2013 e 2014.

Ruanda e Argentina não tiveram adversários para suas candidaturas nos setores África e América Latina e Caribe, mas precisaram ter mais de dois terços dos votos dos 193 membros da Assembleia Geral.

Ruanda teve 148 votos, e a Argentina, 182.

A Austrália venceu Finlândia e Luxemburgo no primeiro de dois assentos para o grupo "Europa Ocidental e Outros", com 140 votos. Em outra rodada de votação, Luxemburgo se garantiu.

Na última cadeira, para Ásia e Pacífico, a Coreia do Sul superou Camboja e Butão.

O Conselho de Segurança da ONU é formado por 15 países, sendo cinco membros permanentes (EUA, Rússia, Reino Unido, China e França) e 10 rotativos.

Os cinco membros permanentes têm direito a veto, em uma configuração que representa o equilíbrio de forças que surgiu após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Portugal, no momento o único país de língua portuguesa no órgão, participa do Conselho até o dia 31 de dezembro. Os novos membros assumem em 1º de janeiro de 2013.

Os outros cinco membros não permanentes são Azerbaijão, Guatemala, Marrocos, Paquistão e Togo. Seus mandatos terminarão em 2013.

Fonte: G1