Coreia do Norte testa um míssil no dia em que anuncia morte de líder Kim Jong-il; veja!

Depois do anúncio da morte, Seul entrou em estado de alerta, aumentou a vigilância na fronteira

Morte do ditador Kim Jong-il | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Coreia do Norte, que tem um programa de armas nucleares, realizou nesta segunda-feira um teste de lançamento de um míssil de curto alcance a partir do litoral oriental, no mesmo dia em que foi anunciada a morte de seu líder, Kim Jong-il, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Esta agência citou uma fonte não identificada do governo, segundo a qual este teste não estava relacionado com o anúncio da morte do líder norte-coreano.

"A Coreia do Norte procedeu a um lançamento de teste de um míssil de curto alcance nesta segunda-feira. Este lançamento foi acompanhado de perto por nossas autoridades militares", informou à Yonhap essa fonte anônima do governo sul-coreano. O ministério da Defesa da Coreia do Sul, no entanto, negou-se a confirmar essa informação.

Depois do anúncio da morte, Seul entrou em estado de alerta, aumentou a vigilância na fronteira e pediu aos Estados Unidos, que mantêm 28,5 mil soldados em seu território, que reforcem a vigilância com satélites e aviões, informou um porta-voz do Estado-Maior do Exército sul-coreano.

O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-Bak, pediu a seus cidadãos que mantenham a calma após o impacto provocado pelo anúncio da morte de Kim Jong-il. Lee conversou por telefone com o presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e concordaram em reforçar a cooperação em termos de segurança.

O presidente Lee também convocou o Conselho de Segurança Nacional para uma reunião de emergência. Coreia do Sul e Coreia do Norte continuam tecnicamente em guerra desde o conflito de três anos entre os dois países, que acabou com um armistício em 1953.

A tensão entre os dois países aumentou desde que a Coreia do Norte bombardeou um navio de guerra sul-coreano em março de 2010, provocando a morte de 46 militares. Pyongyang negou envolvimento no episódio, mas em novembro de 2010 bombardeou uma ilha do Sul e matou outras quatro pessoas.

Morre Kim Jong-il

O líder norte-coreano, Kim Jong-il, morreu nesse sábado, 17 de dezembro, vítima de "fadiga física", quando realizava uma viagem de trem. Sua morte só foi anunciada nessa segunda, 19, pela agência estatal norte-coreana. Após receber a notícia, o governo e o Exército da Coreia do Sul entraram em estado de alerta, enquanto a população da Coreia do Norte chorava o falecimento do líder, que abre espaço para ascensão de seu filho, Kim Jong-un, provável herdeiro em Pyongyang.

Jong-il, 69, comandava a Coreia do Norte desde 1994, após a morte de seu pai, Kim Jong-sun, fundador do país. Durante 17 anos, cultivou um dos regimes mais fechados do mundo, baseado no culto de si e do sistema comunista. O governo hermético não impediu que idiossincrasias de Jong-il viessem a público, como o autoproclamado título de inventor do hambúrguer, formando a imagem complexa de um líder excêntrico de um país isolado do mundo, cujo futuro na península coreana é agora incerto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES