Corpo da ex-primeira Margaret Tatcher é retirado de hotel londrino; funeral será no dia 17 de abril

Corpo da ex-primeira Margaret Tatcher é retirado de hotel londrino; funeral será no dia 17 de abril

Ela estava hospedada no local nos últimos meses para facilitar o tratamento contra as sequelas de um tumor.

O corpo de Margaret Tatcher foi retirado nesta terça-feira (9) do hotel Ritz, em Londres, onde a ex-primeira-ministra britânica morreu aos 87 anos, vítima de um derrame. Ela estava hospedada no local nos últimos meses para facilitar o tratamento contra as sequelas de um tumor.

O funeral será realizado no próximo dia 17 na catedral de St. Paul, com honras militares e a a presença da rainha Elizabeth 2ª --ontem, o governo britânico descartou a hispótese de um funeral de chefe de Estado.

A data, decidida em uma reunião entre a família da "Dama de Ferro" e o Palácio de Buckingham, sede da realeza britânica, foi divulgada hoje pelo governo do Reino Unido.

O corpo de Thatcher será levado em cortejo de uma capela em frente ao Parlamento até a catedral de St. Paul. Após o velório, os restos mortais de Thatcher serão velados em uma cerimônia particular.

Thatcher foi a primeira e até agora única mulher a ser premiê no Reino Unido. Ela liderou os conservadores a três vitórias eleitorais, governando de 1979 a 1990, o maior período contínuo no governo para um primeiro-ministro britânico desde o início do século 19.

A política se retirou da vida pública em 2002, quando já apresentava lapsos de memória e sinais de demência. Nos últimos dez anos, Thatcher sofreu vários derrames e foi hospitalizada por diversas vezes.

Biografia

Margaret Hilda Roberts nasceu numa família de pequenos comerciantes, em 13 de outubro de 1925, em Grantham, Lincolnshire, na Inglaterra. Boa parte de sua formação deu-se na pequena congregação metodista que sua família frequentava.

Estudou em escola pública e ganhou uma bolsa para química na Universidade de Oxford. Foi eleita presidente da associação conservadora de Oxford, onde iniciou sua vida política.

Candidata pelo partido Conservador em Dartford, sobressaiu-se pela clareza de seus discursos e conquistou eleitores. Na cidade de Dartford conheceu também seu marido, Denis Thatcher, em 1951, um empresário da indústria do petróleo. Tiveram dois filhos gêmeos, Mark e Carol.

Nos anos 1950, Margaret Thatcher especializou-se em direito tributário. Em 1959 foi eleita para a Câmara dos Comuns. Dois anos depois, tornou-se secretária de Estado para Assuntos Sociais e, no início dos anos 1970, foi nomeada ministra da Educação, durante o mandato de Edward Heath.

Em 1975, substituiu Heath na direção do partido Conservador. Implementou um projeto de redução da intervenção do Estado na economia e cortou gastos sociais, seguindo um liberalismo estrito.

Em 1979, o partido Conservador ganhou as eleições por ampla margem de votos. Margaret Thatcher tornou-se a primeira mulher a dirigir uma democracia na Europa, sendo eleita primeira-ministra do Reino Unido.

Governou com pulso firme até 1990, ganhando o apelido de "Dama de Ferro", por suas posturas inflexíveis. Conseguiu bons indicadores econômicos, com o controle da inflação e a valorização da moeda. No entanto, não pôde evitar o aumento do desemprego.

Em 1982, Thatcher envolveu-se na Guerra das Malvinas, o que aumentou sua popularidade. Nesse ano foi reeleita por uma ampla margem de votos.

Novamente reeleita em 1987, porém com uma margem menor de vantagem, entrou em conflitos com seu próprio partido, renunciando em favor de John Major em 1990.

Fonte: UOL