Costa do Marfim: 60 pessoas morrem pisoteadas após show

Pelo menos 60 pessoas morreram pisoteadas na madrugada desta terça-feira

Pelo menos 60 pessoas morreram pisoteadas na madrugada desta terça-feira na maior cidade da Costa do Marfim, Abidjan, após um show de fogos de artifício em comemoração à chegada do Ano-Novo.

"Há cerca de 60 mortos e por volta de 200 feridos, em uma estimativa provisória", garantiu um policial, que pediu para não ser identificado. Ele afirmou que o incidente aconteceu próximo ao estádio Felix Houphouet Boigny, onde uma multidão se reuniu para assistir à queima de fogos de artifício.

Entre os mortos, estariam dezenas de crianças. A maior parte das vítimas tinha entre 8 e 15 anos, de acordo com a CNN. Bombeiros chegaram ao local cerca de duas horas depois do pisoteamento, que ocorreu por volta da 1h. O acidente ocorreu quando as pessoas voltavam para casa, após o evento, mas as causas ainda não estão claras.

Os feridos foram levados para diversos hospitais da cidade, informou o comandante do corpo de bombeiros de Abidjan, o tenente-coronel Isa Sako. Um centro médico recebeu quase 40 feridos, incluindo muitas crianças, segundo a AFP. A multidão que acompanhava os fogos de artifício diante do grande estádio de Abidjan criou uma "grande avalanche", explicou o tenente-coronel Sako. "Pessoas foram pisoteadas e sofreram asfixia", disse.

O canal de televisão RTI exibiu imagens de corpos no chão e de mulheres sendo atendidas pelos serviços de emergência. Na manhã desta terça-feira, ainda era possível observar pilhas de calçados e roupas abandonadas no local da tragédia. A área foi isolada pela polícia e por membros da Operação das Nações Unidas na Costa do Marfim (Onuci). "Eu vejo todos esses corpos, mas não consigo encontrar meu filho", disse a mãe de um menino de nove anos à imprensa local. Na noite anterior à tragédia, o local abrigou um show de Chris Brown.


Costa do Marfim: 60 pessoas morrem pisoteadas após show de fogos

Costa do Marfim: 60 pessoas morrem pisoteadas após show de fogos

Costa do Marfim: 60 pessoas morrem pisoteadas após show de fogos

Fonte: Terra, www.terra.com.br