Cresce rumores de Mark Zuckerberg na corrida à presidência

Algumas pesquisas já incluem o nome do empreendedor.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Visitas a uma clínica de tratamento para dependentes de opiáceos em Ohio, a uma escola de Rhode Island, a uma fábrica de carros nos arredores de Detroit, além de um tour por uma reserva indígena em Montana e um jantar com refugiados somalis em Minneapolis.

A movimentada agenda, que já inclui passagens por mais de 20 Estados desde janeiro, poderia muito bem ser a de qualquer candidato americano à Casa Branca em ano de campanha, mas é, oficialmente, parte do desafio autoimposto pelo fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, no início do ano.

A intensa programação pelo país e as postagens com belas fotos e vídeos exaltando cada uma das paradas deram início aos rumores de uma possível candidatura de Zuckerberg, 33, à Presidência dos EUA em 2020.

As especulações ganharam ainda mais corpo com a recente contratação do estrategista-chefe da campanha de Hillary Clinton, Joel Benenson, para trabalhar na Iniciativa Chan Zuckerberg, uma fundação de cunho social tocada por ele e a mulher, Priscilla Chan.

Também já faz parte do quadro da organização, criada em dezembro de 2015, David Plouffe, o "guru" de Barack Obama em sua vitoriosa campanha de 2008.A meta de Zuckerberg para o ano é percorrer cerca de 30 dos 50 Estados do país que ainda não conhecia para "escutar" os americanos -nada poderia se parecer mais com uma caravana política.

"A tecnologia e a globalização criaram muitos benefícios, mas para muitas pessoas também tornaram a vida mais desafiadora. Precisamos achar uma forma de mudar o jogo, para que funcione para todo mundo", escreveu Zuckerberg ao justificar, recentemente, a sua turnê.

Algumas pesquisas de intenção de voto para 2020 já incluem o nome do fundador do Facebook, como uma realizada em julho pelo Public Policy Polling (PPP), um instituto tido como ligado aos democratas.

Segundo o levantamento, se a eleição fosse agora, Zuckerberg empataria com Trump, com 40% dos votos cada um. Foram entrevistados 836 eleitores registrados, e a margem de erro é de 3,4%.

"Neste momento, não há razão para que Zuckerberg não concorra [em 2020]. Ele é uma importante figura no mundo dos negócios e das mídias sociais, e representa uma voz nova no cenário politico", diz Julian Zelizer, professor da Universidade Princeton especialista em histórica política americana.

Apesar de não ser afiliado a nenhum partido, Zuckerberg faz questão de ressaltar bem algumas de suas posições políticas, com mensagens de apoio à comunidade LGBT, em defesa dos refugiados e imigrantes, e exaltando as energias limpas.

E, mesmo não sendo um crítico constante de Trump nas redes sociais, o empresário já se posicionou contra algumas medidas, como o decreto presidencial de janeiro que vetava temporariamente a entrada de refugiados e de cidadãos de sete países de maioria muçulmana, e a decisão do governo de proibir a entrada de transgêneros nas Forças Armadas.

"Todos deveriam poder servir o seu país -não importa quem sejam", escreveu Zuckerberg em seu perfil no Facebook. A mensagem teve 652 mil curtidas e 25.500 compartilhamentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES