Criança emociona ao enxergar pela 1ª vez aos seis anos

Menino da Uganda nasceu com catarata nos dois olhos

Ugandense Criscent Bwambale foi uma das 18 milhões de pessoas de países em desenvolvimento que vivem com cegueira curável; excluído de ter uma vida normal, não podia ir à escola ou brincar com outros meninos de sua idade. Mas uma cirurgia mudou a sua vida.

Criscent Bwambale vive com sua avó em uma casa de barro rodeada por plantações de cacau em Uganda. Em janeiro, a família respondeu a um chamado de uma equipe médica que, apoiada pela ONG Sightsavers, convidou crianças da comunidade a fazer exame de vista.

A criança nasceu com catarata nos dois olhos e somente era capaz de distinguir vagas zonas de luz e escuridão. O convite deu-lhe a oportunidade de ser submetido a uma cirurgia em ambos os olhos em um hospital de Mbarara, no oeste do país. Dois meses depois, o oftalmologista Nelson Chwa examina os olhos do menino.

Um médico põe os óculos em Criscent, permitindo-lhe ver o mundo com nitidez pela primeira vez. Criscent sai do hospital com seus óculos novos. "Antes da cirurgia, ele dependia de sua avó ou de outro parente para fazer qualquer coisa. Mas agora é uma criança independente e segura", diz Joseph Magyezi, funcionário do hospital.

Em casa, Criscent foi carregado pela prima, que lhe mostrou a vista da janela. Sua família agora tem a tarefa de ensinar-lhe o que são os objetos cotidianos básicos. "Seus irmãos estão todos felizes e emocionados. Todos estão felizes de que ele pode ver agora", diz sua avó.

Criscent agora enxerga tudo
Criscent agora enxerga tudo
Criança emociona ao enxergar pela primeira vez
Criança emociona ao enxergar pela primeira vez
Fonte: iG