Crocodilo de cinco metros é morto na Austrália e gera preocupação

Animal tinha 100 anos de idade e foi morto a tiros

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um crocodilo de 5,2 metros de comprimento foi encontrado morto na última quinta-feira (21), nas margens do rio Fitzroy, nas proximidades da cidade australiana de Rockhampton. Com uma bala alojada em sua cabeça, o assassinato do animal é uma grande preocupação para os moradores, já que, agora, a população dos répteis do local perdeu o seu macho-alfa.

De acordo com a ABC News , especialistas do Departamento de Proteção Ambiental temem que a ausência do crocodilo incentive a competição entre animais menores. Assim, os répteis mais jovens podem se tornar extremamente agressivos na briga pela posição, que agora está vaga.

O Departamento, inclusive, informou à população que é preciso ter mais cuidado do que nunca e prestar ainda mais atenção no comportamento destes animais. “As pessoas precisam entender que a morte deste animal modificou o equilíbrio da população de crocodilos”, explicou ao site o diretor de operações de biodiversidade, Michael Joyce. 

Com idade entre os 80 e os 100 anos, o animal assassinado não era um problema para as pessoas do local, Joyce esclareceu. Muito pelo contrário, ele mantinha a “ordem” no rio Fitzroy e controlava os filhotes e répteis mais novos, um fator importante para o ecossistema desta região da Austrália.

Além da preocupação quanto ao comportamento dos animais mais novos, os biólogos do local também temem que o réptil tenha sido assassinado de forma ilegal.

Consequências para o assassino

De acordo com o Ato de Conservação da Natureza de 1992, é considerado crime abater crocodilos estuarinos sem permissão das autoridades, e portanto, o responsável pelo disparo que vitimou o animal pode acabar na prisão.

Além disso, as penas são mais rígidas para o assassinato de um réptil “icônico”, ou seja, que tenha mais de cinco metros de comprimento, chegando a multas de até 28 mil dólares australianos (mais de R$ 50 mil) e até três anos na cadeia, caso o crime seja enquadrado no Ato de Crueldade Animal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES