Cubano Fidel Castro compara G20 a "panela de grilos"

Ex-presidente criticou falta de ajuda dos EUA ao Haiti

O ex-presidente cubano Fidel Castro comparou neste sábado a (21) cúpula do G20 a uma "colosal olla de grillos", uma panela de grilos na tradução literal, que quer dizer marcada por muita confusão. E também criticou a falta de ajuda dos EUA para enfrentar a epidemia de cólera no Haiti.

"Foi nisso que se transformou a reunião do G-20" em Seul, afirmou o líder comunista em artigo publicado neste sábado na imprensa local, ao definir o grupo de "embrião do poderoso império e de seus aliados mais ricos".

Segundo Castro, enquanto o G20 e o Foro de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (Apec) tomam decisões de impacto mundial, "não existe qualquer tribuna na qual 160 países possam usar da palavra para denunciar o saque de seus recursos e suas urgentes necessidades econômicas".



Castro criticou decisões tomadas pelos EUA, como a "medida desesperada" do Federal Reserve de injetar US$ 600 bilhões de liquidez no circuito financeiro, antes da cúpula do G20.

Enquanto isto, segundo o líder, de 84 anos, apenas começa a chegar a ajuda americana ao Haiti, meses depois do prometido, apesar do terremoto que matou 250 mil em janeiro.

Fonte: g1, www.g1.com.br