Deslizamento soterra casas e mata 7 no México

Acidente ocorreu durante a madrugada e surpreendeu moradores dormindo

O deslizamento de terra que atingiu cerca de 300 casas em uma região pobre no estado de Oaxaca, oeste do México, na madrugada desta terça-feira, deixou pelo menos sete mortos, segundo o governador do estado, Ulises Ruiz.

Mas teme-se que possa haver centenas de vítimas, atingidas pela terra quando dormiam. Segundo o governador, entre 500 e 600 pessoas estariam mortas, feridas ou enterradas.

O jornal "Excelsior" disse que mil pessoas podem ter morrido no incidente.

O deslizamento foi provocado pelas fortes chuvas em regiões montanhosas do estado.

O solo se desprendeu em uma comunidade indígena da etnia mixe na cidade de Santa María Tlahuitoltepec, de cerca de 9 mil moradores, perto da capital da região, Oaxaca, por volta das 4h.



As autoridades disseram que a chegada das equipes de resgate ao local está sendo prejudicada pelo mau tempo, que danificou várias estradas.

A população se encontrava incomunicável, tanto por via telefônica como terrestre, e as autoridades municipais que fizeram o alerta do deslizamento às equipes de resgate em Oaxaca, a capital do estado, pediram auxílio com um telefone via satélite.

Segundo fontes oficiais e da Cruz Vermelha, militares, marítimos e paramédicos de pelo menos quatro estados mexicanos partiram em direção ao local para realizar trabalhos de socorro.

Fonte: g1, www.g1.com.br