Detida Diretora de escola indiana onde crianças morreram envenenadas

Perícia encontrou pesticida na merenda escolar, Estado oferece alimentação para manter alunos nas escolas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A polícia prendeu nesta quarta-feira a diretora de uma escola do leste da Índia onde 23 estudantes morreram após a ingestão de alimentos contaminados com pesticidas, informou um policial à AFP. Segundo a chefe de polícia do distrito de Saran, no estado de Bihar, onde as crianças morreram, Sujeet Kumar, a diretora se rendeu.

? A detivemos para interrogatório. Precisamos falar com ela antes de fazer acusações.

As crianças, com idades entre quatro e 12 anos, morreram depois de ingerir uma refeição composta por lentilhas, batatas e arroz cozido na escola de um vilarejo no dia 16 de julho.

O óleo utilizado para cozinhar os alimentos continha um inseticida agrícola que possuía uma concentração mais de cinco vezes superior à utilizada na versão comercial, de acordo com um relatório forense.

A diretora estava foragida desde o incidente no vilarejo de Gandaman, que deixou outras 30 crianças doentes e provocou protestos.

A polícia revistou a casa da diretora na semana passada, onde os ingredientes para a refeição e óleo de cozinha estavam guardados, disse um oficial.

Refeições gratuitas são oferecidas a cerca de 120 milhões de crianças em escolas de toda a Índia como parte do maior programa de alimentação escolar do mundo.

Bihar é um dos estados mais pobres e mais densamente povoados do país.

Educadores veem o programa de refeições como uma forma de aumentar a frequência escolar. Mas as crianças muitas vezes sofrem de intoxicação alimentar devido a falta de higiene nas cozinhas e, ocasionalmente, de alimentos de baixa qualidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES